Andei conversando com alguns colegas sobre adiquirir essa camera HD, e várias dúvidas surgiram no decorrer das conversas. Acabei que comprando a camera para gravar em HD os meus vôos com uma Zagi FPV.

A primeira impressão ao pegar essa camera na mão, é que ela nao é nada intuitiva como a maioria dos equipamentos eletronicos, "o pega e usa" com ela não rola, e é necessário uma leitura de manual de intruções. Então vou fazer um breve tutorial dessa "camerazinha" HD da HobbyKing.

Primeira coisa que todo mundo pergunta é: da pra usar essa camera HD como camera principal de FPV ? 

Resposta: Sim e Não ! Embora no site diz que ela possui saída de video, e gravação Hight Definition. O acesso a esse recurso simultaneo não é tão simples assim. A primeira coisa que agente faz, é ligar o cabo de video conectar na TV, e esperar ver aquela linda imagem na TV. Mas na pratica nao é bem assim ! Dessa forma temos apenas a imagem do menu de configuração da camera na TV, e nao vai aparecer a imagem sendo filmada. Na prática ela é dedicada apenas para gravação HD e nao, para o uso em FPV com saida de video (real live) afim de ligar num transmissor de video. Então quando descobre isso, rola aquela broxada, e pensa "comprei um lixo". Fuçando na internet, achei um tutorial de como assistir a imagem que está sendo filmada num monitor enquanto grava.

O processo é assim para colocar a câmera 720 HD HobbyKing em modo FPV:

1 - Com a camera desligada e o cabo de video desconectado da camera, Ligue a camera (Botão on/off e modo) e espere o vibracal parar de vibrar e o led azul ficará aceso constante

2 - Pressione o botão (on/off e modo) 2x até que ascenda os leds azul e amarelo (juntos), dessa forma a camera estará em modo de gravação por detecção de movimento.

3 - Assim que os leds amarelo e azul ascenderem, conecte o cabo de video na saida da camera (isso deve ser feito rapido, senao a camera desliga sozinha)

4 - Pronto, voce irá ver na TV a imagem da camera. Detalhe, a camera estará em modo de gravação por detecção de movimento, e no primeiro movimento ela começa a gravar sozinha, e fica gravando até que nao tenha mais nenhum movimento.

5 - Desconectando o cabo de video, a camera desliga sozinho.

Na condição de saida de video, a imagem na TV apresenta uma defasagem de tempo em relação ao que está sendo filmado. Fiz esse teste utilizando desde um micro SD card simples e até usando um microSD classe 10 (para filmagens HD), e com o cabo de video direto na camera e na TV (sem uso de transmissores de video). Na minha opinião isso gera uma perda no reflexo da imagem, nao sendo ideal para uso em um aviao de FPV (o mesmo caso da GoPro). 

Embora essa condição deprecie um pouco a camera, a imagem gravada é boa, ideal para videos de internet (youtube, etc). Gravada em formato AVI, apresenta poucos Legs no video gravado.

Pelo preço dela, eu diria que essa camera é ideal pra quem quer gravar um video em boa qualidade e sem aquele medo que bate as vezes do preço do equipamento que está em vôo. Outra coisa legal, pelo peso dessa camera, é interessante também para pegar tomadas de videos de outras partes do avião, tipo colocar na ponta da asa, na cauda do aviao, virada pra trás, etc.

Os modos de gravação que esta camera possui:

Modo Filmagem : Led azul aceso (Stand By), Led azul piscando (Gravando)

Modo Fotografia: Led vermelho aceso (Stand By). Led Vermelho piscando (Fotografando)

Modo Filmagem por Movimento: Led azul e amarelo aceso (Stand By), Led azul e amarelo piscando (Gravando). Nesse modo, a gravação é iniciada automaticamente quando a presença de movimento na frete da lente, a gravação termina sozinho quando a imagem fica estática por algum tempo.

Modo Fotografia por Movimento: Led vermelho e amarelo aceso (Stand By), Led vermelho e amarelo piscando (Fotografando). A foto é tirada quando existe movimento na frente da lente.

Cartão de memória cheio: Led azul e vermelho irão piscar intercalados.

Modo Menu de Configuração: Ligue a camera, conecte o cabo de video na camera e na TV. Pressione o botão do meio por 2 segundos, até entrar o menu na tela. Com os botões das pontas, alterna entre UP e Down as funções do menu, e o botão do meio ENTER para acessar as funções.

Desligando a camera: mantenha pressionado o botão on/off por dois segundos, irá vibrar 2x e apagar os leds. Ou pressione o botão preto abaixo do conector de video.

Essa camera não possui restrições quanto ao uso com equipamentos de LRS (Long Range) UHF. 

Existe uma outra versao de camera HD da HobbyKing com 1080 linhas, porém possui uma restrição no uso com equipamento de LRS (UHF), fique atento !

Assista em HD o video abaixo.

Exibições: 1359

Responder esta

Respostas a este tópico

Parece que ela tem um delay significativo se usada para FPV.

Eu usei durante um tempo como 2a camera e agora uso no carro, deixando a gopro no aero

Abç

peguei uma pra gravar apenas, para usar em uma Zagi e voar sem dó e sem piedade de aloprar nos vôos. Depois me disseram que ela servia para usar como camera principal (fiz todos os testes possíveis com ela), e nao gostei, exceto se for voar um quad com uma naza e gps voando sozinho kkkk. 

Para filmagens da Zagi (FPV de baixo custo que montei) já está bom ! 

Interessante o preço e peso! Vqleu pelo tuto cmge. fox ;)

Muito bom Cmte.Fox,

Eu já estou na minha segunda câmera. A primeira foi acidentada (uma pedrada), depois conta a história do ocorrido. Fiz um review dela e algumas filmagens justamente como você comentou, várias tomadas. Como estou no serviço, não dá pra pegar os videos do youtube e colocar aqui. Eu outro forum que participo, fiz um review dela. Naquela época não havia encontrado nada que falasse no uso dela com fpv. Quanto à gopro ter o mesmo delay, ouvi dizer que na versão 3 isso foi corrigido. Assim que a minha gopro3 chegar (se o mundo não acabar) eu faço um review sobre isso.

Aê o video que falei...

Poxa, imagem ótima, estabilizadinha !! Não consegui isso com a minha, sempre dá aquele "efeito serpentina". Como vc. fez ?

Mesmo assim, a parte ruim da imagem dela é a correção da luz que fica toda hora mudando, fazendo a imagem "piscar".

Que modelo era e por que caiu ??

Esse video nao é meu Alexandre, peguei na internet e coloquei como exemplo. Se a minha ficar assim ja fico feliz. Rsrsrsrs

Pois é ... vc. viu os vídeos que eu mandei do quad com essa câmera ??

Fica tudo "serpentinando".

Com a gopro fica perfeito.

Alex,

Esse "efeito serpentina" é causado por vibrações. Essa câmera é muito boa, mas qualquer vibração causa esse problema pois ela não possui correção. Verifique balanceamento de hélice, motor e se a superfície onde ela está fixada não vibra muito. Da próxima vez, tente fixa-la em um pedaço de esponja, com cola quente. 

Alexandre Costa disse:

Poxa, imagem ótima, estabilizadinha !! Não consegui isso com a minha, sempre dá aquele "efeito serpentina". Como vc. fez ?

Aí você tá comparando gurgel com ferrari. Covardia né ?! (rsrs)  A gopro tem recurso de estabilização de imagem, lente de primeira qualidade e um sensor fantástico.

Alexandre Costa disse:

Pois é ... kkkkk

Mas pesa o triplo e ainda forma uma "parece anti-aerodinâmica" na zagi ! ;-)

Marco Antonio T Santiago disse:

Aí você tá comparando gurgel com ferrari. Converdia né ?! (rsrs)  A gopro tem recurso de estabilização de imagem, lente de primeira qualidade e um sensor fantástico.

Alexandre Costa disse:

Gostei da Dica do Marco Antonio. Como eu ainda nao prendi a camera na zagi vou montar uma espuminha pra acomodar ela em cima. Valeu

Ah sim, por medida de segurança, façam uma fixação da câmera com algum fio de modo que se ela soltar da espuma ou seja lá qual for o sinistro, ela fica pendurada. Ontem eu fixei a minha no capacete com velcro, se ela não estivesse presa com um fio de aço (aqueles de pesca), hoje eu já estaria sem ela pois ontem ao sair do serviço, na metade do caminho, a cola do velcro soltou ela ficou pendurada pelo fio.

Cmte.Fox disse:

Gostei da Dica do Marco Antonio. Como eu ainda nao prendi a camera na zagi vou montar uma espuminha pra acomodar ela em cima. Valeu

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Marcelo Gonzalez.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço