Boa noite pessoal,

A tempos eu venho pensando em fazer uma dolly slider, de forma a fazer algumas filmagens, especialmente "time lapse" com deslocamento do motivo. Catando aqui e ali encontrei diversos modelos, alguns bem complexos outros tão simples e ao mesmo tempo eficiente ao propósito.

Resolvi fazer o meu, buscando simplicidade e praticidade. Talvez o mais complicado desse projeto, sejam as engrenagens de redução, mas nada que uma boa "caçada" não resolva.

A ideia é fazer uma base (dolly) deslizar (slider) em um trilho. No meu caso, pois era o que tinha na oficina, eu fiz com dois tubos de aluminio medindo 1m x 16mm de diametro. Ambos apoiados em duas peças de madeira de forma a mante-los no local. A distância (lateral) entre eles não existe regra muito menos o comprimento. Portanto, as medidas eu deixo a cargo de cada um.

A motorização é feita com motor de prato de microondas. Tem rpm bem baixo (3 a 5rpm) dependendo do modelo. Você pode até conseguir um em alguma oficina ou então comprar pois é muito barato. Paguei R$15 nesse. O movimento do carro é feito por uma cabo de pesca, trançado.

O tempo de deslocamento neste projeto, ficou em torno de 85cm x 9min

Futuramente, será adicionado um Arduino para controlar um motor de passo e assim, ter mais opções no deslocamento.

Vamos aos projeto...

Vistas...

Detalhes. A mola do motor, faz a tensão da engrenagem menor na maior. A outra mola, mantém

a tensão no cabo tracionador.

Sugestão para montagem. Os rolamentos utilizados, são os usados em patins.

Recorte das peças. Corte da parte superior do carro

Furação para fixação dos rolamentos

Separação das peças (Suporte dos rolamentos)

Peças cortadas...

Soldando os suportes dos rolamentos na parte superior do carro. Existem outras formas de fixação, optei por essa de soldar, devido à quantidade de peças disponíveis.

Peças soldadas e prontas

Peças pintadas

Preparação dos rolamentos Oito rolamentos de patins. Como não achava parafuso que encaixasse de forma justa no furo do rolamento, resolvi fazer bucha com pedaços de mangueira.

Placa base da dolly (duas peças de eucatex, coladas)

Marcações para fixação da placa base

Mesa (dolly) pronta. Vista inferior

Vista superior

Ums coisa que não achei na medida necessária, foi essa mola para tensionar o motor... vai de "liga" mesmo

Aqui, o pulo gato... quando preciso de uma velocidade um pouco maior, coloco uma roda maior no lugar da engrenagem. Por isso usei uma "liga". Fica mais facil ajustar a distância do motor.

A polia dessa engrenagem maior, foi feita com durepoxi e depois, torneada para dar o formato.

Exibições: 354

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito Bom !!! :)

Olá pessoal, boa noite !

Hoje chegou o que estava faltando, o arduino nano. Agora não falta mais nada em eletrônica. #PartiuFazerCaixa

Olá pessoal, boa noite.

Aqui, os trabalhos de recorte das peças para a caixa que acomodará a eletrônica, botões de comando e display da dolly. Preparando colagem dos moldes

Iniciando recortes

Montando a caixa

Resultado

Agora é dar acabamento e trabalhar no painel

Olá povo, boa noite.

Semana complicada e com pouco tempo para trabalhar na dolly, mas aqui estão os trabalhos dessa semana. Depois de muito apanhar com o material de serigrafia, resolvi comprar a tinta específica para PCI. Simplesmente show de bola.

A base foi branco fosco e as inscições foram feitas com emulsão de serigrafia, já que não iria para o banho de percloreto, então não soltaríam. Depois foi aplicado verniz incolor.

Placa base do painel com reguladores de 5V e 3.3V, botoes de comando e o driver A4988. Daí sairá o cabeamento para o Arduino Nano.

Logo logo estará finalizada.

É isso aí, até mais...

Olá povo, boa noite !

Bom, agora sim, dolly finalizada.

Tive uns contratempos com a fonte de bancada, pois passei bastante tempo batendo cabeça achando que o problema era no código, quando na verdade era a fonte que estava com a saída maluca.

Mas está aí, já dá pra fazer umas boas fotos e filmagens. Assim que tiver um tempo, faço um filminho do funcionamento dela e coloco aqui.

Fotos da finalização

Preparando a caixa...

Preparando a instalação...

O painel foi impresso em papel glossy, com jato de tinta e depois apliacado verniz incolor.

Informações da tela...

Splash Screen

Trabalho

Passo: Refere-se aos passo do motor (1, 1/2, 1/4 e 1/8) para ter mais opções de velocidade

Ciclo: Quantas vezes o carro percorre o trilho. Inf=Infinito

Controle + Caixa de motor

Até a próxima...

Muito profissional!

Projeto que vai servir de inspiração pra muita gente. Parabéns!!!

Valeu Geovani,

Falando nisso, fui usar a dolly por esses dias e, para minha surpresa, o display parou de funcionar. Os controles estavam atuando mas não tinha informação nenhuma no display. Terei que desmontar tudo e testar na bancada.

Vá saber o que foi que aconteceu. Assim que puder, faço isso e dou um retorno aqui. 

Geovani José disse:

Muito profissional!

Projeto que vai servir de inspiração pra muita gente. Parabéns!!!

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Marcelo Gonzalez.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço