Olá pessoal, bom dia !

Depois de muito tempo sem construir nada, cá estou.

Desta vez será um tricóptero (de novo ?! rsrs) baseado no MiniTri do RCExplorer, autoria do David Windestal. Fiz algumas modificações no projeto original de forma a atender minhas necessidades de transportes, ou seja, desmontável e facilitar de montagem rápida.

Neste caso, farei baseado na minha eletrônica motora de 1350kV com hélices de 8" a 9", ou seja, um classe 300, mas pode muito facilmente ser reduzido para um 250. 

A controladora será uma naze32, dof10, que está a caminho (rs). Os ESCs serão SimonK, que já possuo de outro tricóptero.

Esse será meu primeiro projeto montado virtualmente (modelo 3d) proporcionando analise dos encaixes , posicionamento e viabilidade de peças.

Como não tinha nenhuma planta das peças, apenas uma imagem delas, sem medidas, deu um certo trabalho para vetorizar as peças em corel e depois o modelo 3d no SketchUp.

Bom, deixemos de conversa fiada e vamos ao que interessa. Por hora, só o modelo 3d de como ficará e o arquivo PDF com o desenhos das peças.

Primeiro, o projeto original do David... http://rcexplorer.se/product/minitricopter-kit/

... meu modelo modificado será mais "anguloso" e o sistema do yaw, baseado no do meu Trizão, já comprovado ser bem melhor.

Usarei placa PCB de fibra de vidro, de 1,5mm de espessura, cujo o cobre será removido. É barato, resistente, fácil de trabalhar e relativamente leve.

Quanto aos braços, ainda não decidi se usarei perfil "U" de alumínio de 12mm x 12mm ou braços de madeira na mesma dimensão.

No anexo, um PDF com o desenho das peças.

Vista lateral

Vista superior

Vista Perspectiva

Modelos 3D

Peças reais, por enquanto só isso...

Moldes colados

Exibições: 1049

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola Geovani,

Os cortes foram feitos com uma tico-tico (manual), presa na bancada. Dessa forma fica mais fácil de realizar os cortes. Quanto a solução barata para confecção da placa de circuito impresso, a que você se refere exatamente ?

Geovani José disse:

Como que você faz os cortes?

Tenho alguns projetos que gostaria de dar início mas não tenho ferramentas de corte apropriada.

Também precisa de uma solução barata para confecção de placas de circuito impressa.

Se souber de alguma coisa posta aqui.

Obrigado.

Marco Antonio T Santiago disse:

Olá pessoal, boa noite !

Trabalhos de hoje...

A parte bruta, recortes de contornos, foram feitos. Proximo passo será providenciar as aberturas, furos de fixação e acabamento desses recortes.

É isso aí. Até mais...

Sempre que preciso fazer alguma circuito impresso recorro ao tradicional desenho sobre o cobre da placa com Nanquim ou caneta Pilot.

Algumas pessoas usam material adesivo aquecido com o ferro de passar roupas e outros material fotográfico. Já tentei até impressora de rótulos de CD/DVD mas nada fica tão bom.

Pensei em uma Diy Corte a Laser, mas é muito caro e tem que ser um laser bem forte (acima de 5W), mesmo assim a velocidade é muito lenta pra gravação no cobre e mais lenda ainda pra cortar o fenolite ou fibra de vidro (http://pt.aliexpress.com/item/5500mW-Desktop-DIY-Violet-Laser-Engra...).

Obrigado.

Ola Geovani,

Os cortes foram feitos com uma tico-tico (manual), presa na bancada. Dessa forma fica mais fácil de realizar os cortes. Quanto a solução barata para confecção da placa de circuito impresso, a que você se refere exatamente ?

Geovani José disse:

Como que você faz os cortes?

Tenho alguns projetos que gostaria de dar início mas não tenho ferramentas de corte apropriada.

Também precisa de uma solução barata para confecção de placas de circuito impressa.

Se souber de alguma coisa posta aqui.

Obrigado.

Olá pessoal, boa noite !

Trabalhos de hoje...

A parte bruta, recortes de contornos, foram feitos. Proximo passo será providenciar as aberturas, furos de fixação e acabamento desses recortes.

É isso aí. Até mais...

Você já tentou imprimir o circuito em impressora laser para transferir?

Já vi o pessoal usando isso.

Voltando na sua corte a laser, é praticamente a mecânica de uma impressora 3D, você poderia montar uma e colocar a caneta na ponta para fazer o desenho.

Acho que tem projetos no thingiverse.

Por fim o corte vc vai na serrinha mesmo ou numa corte a laser mais potente.

Geovani José disse:

Sempre que preciso fazer alguma circuito impresso recorro ao tradicional desenho sobre o cobre da placa com Nanquim ou caneta Pilot.

Eu já fiz isso. Circuitos simples, vai de boa, coisa muito complexa, dá um trabalho dos infernos. Você tem que ter várias cópias pois ocorre muita falha na hora da transferência ou remoção do papel, acertar a temperatura do ferro. É um saco. Tem que mandar imprimir em preto intenso (rgb = 0 ou cmyk=100) e não pode ser em modo econômico.

Os melhores resultados eu consegui com papel vergê, baixa gramatura.

Kerleston Pereira disse:

Voltando na sua corte a laser, é praticamente a mecânica de uma impressora 3D, você poderia montar uma e colocar a caneta na ponta para fazer o desenho.

Geovani José disse:

Então Kerleston, a impressora pra desenho estou querendo mesmo, mas para corte a laser encaresse muito, fazer os cortes externos até dá pra fazer na Serrinha de mão, mas os cortes internos e redondos que é difícil. Vou continuar tentando buscar uma solução barata , eficieente e simples. Obrigado.

Kerleston Pereira disse:

Geovani José disse:

Os internos e redondos são feitos primeiramente na furadeira, usando broca chata para os furos maiores que 1/2" e, dependendo do caso, com a tico-tico.

Geovani José disse:

Então Kerleston, a impressora pra desenho estou querendo mesmo, mas para corte a laser encaresse muito, fazer os cortes externos até dá pra fazer na Serrinha de mão, mas os cortes internos e redondos que é difícil. Vou continuar tentando buscar uma solução barata , eficieente e simples. Obrigado.

Kerleston Pereira disse:

Geovani José disse:

show de bola

Então, no meu ultimo projeto alem de usar caneta Pilot utilizei fita adesiva metalizada fina, utilizada em decoração de unha, as trilhas ficaram fininhas, retas e perfeitas.

Detalhe, a placa é dupla face.

Já usei caneta de Nanquim 1.0 pra desenhar a placa, fica muito bom tambem. Quero montar alguma coisa usando Arduino, assim que tiver alguma coisa eu posto aqui como "Projetos". No caso do corte do fenolite quero usar uma solução pronta e desenvolver projetos de construção de frames para multirotores como esse apresentado que ficou muito bom. Marco Antonio T Santiago, parabéns!!!

Fabio Lopes disse:

Então, no meu ultimo projeto alem de usar caneta Pilot utilizei fita adesiva metalizada fina, utilizada em decoração de unha, as trilhas ficaram fininhas, retas e perfeitas.

Detalhe, a placa é dupla face.

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Marcelo Gonzalez.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço